Notícias

Câmara aprova projeto que isenta cobrança do estacionamento rotativo em Concórdia

  • Categoria: GERAL
  • Publicação: 23/10/2025 09:19
  • Autor: Por: Daisy Trombetta
A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 56/2025, de autoria do Poder Executivo, que prevê o fim da cobrança pelo uso do estacionamento rotativo em Concórdia. A nova lei entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2026, garantindo gratuidade nas vagas da Área Azul, mas mantendo a obrigatoriedade da rotatividade a cada duas horas.

O texto foi elaborado pela Prefeitura após solicitação dos vereadores Closmar Zagonel (MDB), Cezar Luiz Filho (PP) e Honestino Malacarne (MDB), que conheceram um sistema semelhante na cidade de Toledo (PR). O projeto foi considerado um avanço para a mobilidade urbana e um alívio para motoristas e trabalhadores do comércio local.

“Foi aprovado o projeto da Lei 56 para 2025, onde, a partir do dia 1º de janeiro, as pessoas não precisam mais pagar estacionamento rotativo. Mas a rotatividade continua, ou seja, a cada duas horas tem que trocar o veículo de vaga. É mais uma ótima notícia, um projeto de muita coragem, construído pela Prefeitura e pelos vereadores e vereadoras”, destacou Zagonel, presidente do Legislativo.

A nova lei mantém o sistema de controle de vagas — conhecido como Área Azul —, que continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, e aos sábados até o meio-dia. O objetivo é assegurar a democratização do uso do espaço público, evitando ocupações prolongadas.

De acordo com o texto aprovado, também haverá isenção de controle de rotatividade para veículos oficiais, ambulâncias, Corpo de Bombeiros, imprensa em serviço e condutores com deficiência ou mobilidade reduzida, mediante credenciamento junto à Diretoria Municipal de Trânsito.

Com a mudança, Concórdia se torna uma das poucas cidades catarinenses a adotar rotatividade gratuita, garantindo mais comodidade aos motoristas e reforçando o compromisso do município com políticas públicas voltadas à mobilidade e acessibilidade urbana.